© 2019 by Alba Santos

NOVO ALBUM

Cantora espanhola Alba Santos lança mundialmente o primeiro video clipe "Improvisación" do seu primeiro álbum com mesmo nome.

Nascida na Espanha, a cantora e compositora Alba Santos se considera uma cidadã do mundo. Radicada no Brasil desde 2011, está pronta para lançar seu primeiro álbum de músicas autorais chamado “Improvisación”, fruto de sua formação e trajetória jazzística de 12 anos.

 

Para Alba o disco é uma síntese das suas pesquisas no canto e na composição, o resultado são canções originais com sonoridades próprias e cheias de jovialidade que possuem matizes do soul, jazz e da música brasileira e latino americana.

 

O álbum contém 10 faixas cantadas em três idiomas: português, espanhol e inglês. As letras, exceto das faixas “Other Side Of The World” e “Meu Ego”, são de autoria de Alba, bastante poéticas trazem temas como a autonomia da mulher, reflexões filosóficas e existenciais, encontros e desencontros amorosos. 

“Normalmente as composições chegam a partir de uma melodia que ronda minha cabeça ou uma letra que traz um significado para mim. Venho compondo há uns anos, mas até agora nunca tinha tido uma parceria que soubesse traduzir minhas ideias em temas finalizados. Ocorreu assim quando conheci Aniel Someillan, que juntou seus conhecimentos às minhas letras e melodias. A gente vem trabalhando em diferentes formações desde 2015 e, depois de vários anos tocando juntos, chegou uma hora que tínhamos músicas prontas para formar um disco, algumas até acabaram ficando de fora. Vejo a gravação do álbum como o fechamento de uma fase na minha carreira.” 

A gravação do disco contou com a participação de nomes da música instrumental como os pianistas Robson Nogueira e Gabriel Gaiardo; os bateristas Fernando Amaro e Bruno Tessele; o saxofonista Luiz Cabrera; o trombonista Joabe Reis, os percussionistas Mauricio Bade e Eduardo Espasande; o gaitista Vitor Kenji; e o letrista e cantor Jairo Pereira, das bandas Aláfia e Mutum, que faz um dueto com Alba na faixa “Meu Ego”, uma releitura da canção de Erasmo Carlos.

A produção musical é do contrabaixista cubano Aniel Someillan, responsável pelos arranjos do disco, e também parceiro de composição de Alba na maioria das faixas. Para Aniel a produção do disco se desenvolveu naturalmente, algumas músicas foram tocadas em diferentes projetos, com diferentes arranjos e orquestrações, foram convidados para as gravações músicos parceiros de longa data nos palcos e também músicos novos que nunca tinham tocado essas músicas buscando um novo frescor para o trabalho no estúdio, os sopros agudos e metálicos foram trazidos para contrastar com a voz grave de Alba, e instrumentos como a gaita e o violão como referências flamencas.  

“Considero Alba uma das grandes cantoras de Jazz de São Paulo, tem afinação perfeita, além de cantar lindamente na sua língua materna, tem uma performance incrível no português e inglês, o que contribuiu muito para uma diversidade de linguagens no disco, penso que isso nos dá possibilidade de um mercado mais amplo, de diferentes públicos. Uma coisa que temos em comum de viver como músico imigrante em São Paulo é que chegando aqui tivemos que ir além do Jazz, nos desdobrar e nos integrar em outros gêneros musicais para sobreviver e pagar as contas, todas essas bagagens musicais que adquirimos no Brasil fazem parte do disco.”, explica Aniel.

Para Alba Santos e Aniel Someillan é difícil definir um gênero musical para o álbum, mas sem sombra de dúvida a base de tudo é o Jazz. “Improvisación”, a faixa dá nome ao álbum, é uma rumba flamenca, outra canção com influências do flamenco é “Those Eyes”. “You Make My Day”, “Angel´s Night” e “Other Side Of The World” são as faixas mais jazzísticas, com grooves e referências da soul music. As canções “Deixa” e “Água Fresca” têm forte influência da MPB, de músicos como Djavan e João Donato, da nova MPB e também da bossa nova; “Bailando Sola” e “Meu Ego” talvez sejam as faixas de linguagem mais pop. E fechando o disco “Batucada”, um samba composto por três estrangeiros, Alba, Smith Smi e Pepe Cisneros. 

 

O álbum será lançado de forma independente, foi gravado entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019 no estúdio Arsis, pelo engenheiro de som Adonias Sousa, em São Paulo. A mixagem e masterização está sendo feita por Alfonso Almiñana de Valência, Espanha. A previsão é que o show de lançamento seja no começo do segundo semestre de 2020.

Faixas do Álbum 

“IMPROVISACIÓN”

  1. Bailando Sola - Alba Santos e Aniel Someillan

  2. Deixa - Alba Santos e Aniel Someillan 

  3. Improvisación - Alba Santos e Aniel Someillan  

  4. Those Eyes - Alba Santos e Aniel Someillan 

  5. Meu Ego - Erasmo Carlos

  6. You Make My Day - Alba Santos e Aniel Someillan

  7. Angel´s Night - Alba Santos e Aniel Someillan

  8. Água Fresca - Alba Santos e Aniel Someillan

  9. The Other Side Of The World - Robson Nogueira, letra Monika Barkanyi

  10. Batucada - Alba Santos, Smith Smi e Pepe Cisneros. 

 

FICHA TÉCNICA

 

Produção Musical e Arranjos: Aniel Someillan

Produção Executiva: Alba Santos

Engenheiro de som: Adonias Sousa - Estúdio Arsis

Mixagem e Masterização:  Alfonso Almiñana

Voz: Alba Santos

Vocais: Aniel Someillan e Alba Santos

Contrabaixo Acústico e Elétrico: Aniel Someillan

Piano: Robson Nogueira (Faixas  1, 3, 4, 5, 9 e 10) 

Piano Rhodes: Robson Nogueira (Faixas 2 e 6)

Piano Acústico: Gabriel Gaiardo (Faixas 6, 7 e 8)

Teclado: Robson Nogueira (Faixa 2)

Violão: Robson Nogueira (Faixa 2)

Violão Flamenco: Jony Gonçalves(Faixas 3 e 4)

Cavaquinho: Robson Nogueira (Faixa 10)

Bateria: Bruno Tesele (Faixas 1, 2, 3, 5, 9, 10) e Fernando Amaro (Faixas 6, 7 e 8) 

Percussão: Mauricio Bade (Faixas 1, 2 e 3), Robson Nogueira (Faixa 10), Eduardo Espasande (Faixa 5) e Luciano Khatib (Faixa 3)

Percuteria e Cajon: Luciano Khatib (Faixa 4)

Trombone: Joabe Reis (Faixas 1, 3 , 5 e 10)

Saxofone Tenor e Soprano: Luiz Cabrera (Faixas 3, 5 e 10)

Gaita: Vitor Kenji (Faixas 1, 3 e 4) 

FORMATOS DE SHOW

O show pode ser apresentado em diferentes formatos desde sexteto até a formação completa com convidados ou formatos mais reduzidos. 

A seguir um mapa de palco do show modelo:

 

Contato
Alba Santos


albasantosjazz@gmail.com

+55 11 98727-8436

 

Inscreva-se para receber novidades